A celebração do 1.ª Festa da Pecuária do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, foi mais uma prova do gosto manifestado pelos habitantes do concelho pela recuperação das tradições dos seus ancestrais e para a sua mobilização prática nesse sentido. Actualmente o Encontro de tocadores de concertina, outro valor patrimonial em recuperação, vai já na sua sétima edição e promete continuar.
Vale a pena dar uma vista de olhos pelos ecos que este movimento tem produzido na imprensa.
Festa da Pecuária
Dia 3 de Novembro de 2007 ficou marcado pela 1ª Festa da Pecuária no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. A mesma decorreu na aldeia histórica de Castelo Rodrigo tendo uma aderência de população local bastante positiva.
A região de Figueira de Castelo Rodrigo foi, em tempos não muito longínqua, caracterizada pela elevada concentração de efectivos pecuários. Esta realidade diluiu-se com a evolução demográfica do país, na medida em que a população do interior adquiriu, circunstancialmente, um perfil envelhecido e uma panóplia de técnicas agrícolas obsoletas.
Tendo em conta todos estes factores e como entidade organizadora do evento, a Associação Transumância e Natureza (ATN) teve, como objectivos principais do mesmo a valorização da pecuária de Figueira de Castelo Rodrigo, a sensibilização para a conservação de antigos valores agro-pecuários da região e proporcionar o convívio entre as diferentes aldeias do concelho.
O evento começou às 10:00 horas com um encontro equestre em Mata de Lobos (Aldeia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo) com uma participação, aproximada, de dez conjuntos Cavalo/Cavaleiro e um cavalo atrelado os quais percorreram 8,5 km até a aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Todo o percurso decorreu sem incidentes e os conjuntos cavalo/cavaleiro puderam desfrutar da paisagem e do convívio inerente ao passeio equestre. O almoço para participantes e organização começou à hora prevista e foi composto de feijoada à moda portuguesa e sobremesa acompanhado de vinho da região.
A Festa em si começou às 14:30 horas com um desfile de pecuária, abrindo a parada um conjunto de rebanhos de ovelhas e de cabras de pastores locais, perfazendo um total aproximado de 350 animais, seguidos de um desfile alegórico de Burros de raça Mirandesa, no qual se encontravam 12 exemplares do sexo feminino devidamente albardadas e decoradas e um exemplar asinino sem raça definida atrelado a uma carroça para passeios de crianças. No final da parada seguiram os cavaleiros e respectivos cavalos fechando a mesma com chave de ouro.
Todo o desfile foi acompanhado pelos grupos de música tradicional: As Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo e os Gaiteiros de Miranda do Douro. Findado o desfile houve porco e borrego cozinhados de forma tradicional para todos os participantes e para o público assistente, pelo que a festa se prolongou pela noite.
Algumas empresas locais estiveram representadas na festa pelo que a sua participação contribuiu para a visibilidade e divulgação dos produtos regionais.
O balanço final do evento foi deveras positivo pelo que a Associação se compromete em afirmar que este foi o primeiro passo na realização habitual de eventos do mesmo cariz e na criação de uma festa que seja associada aos óptimos produtos agrícolas e pecuários da região de Figueira de Castelo Rodrigo.
Fonte: Transumância e Natureza, 3 de Novembro de 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário